Dr. Claudio M. Martins

Notícias

XIII JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL & II SIMPÓSIO CCYM

Evento de excelência científica, com palestrantes qualificados, propricia aos participantes um compartilhamento de idéias e conhecimento. Realiza-se nos dias 24 e 25 de junho 2016, no Hotel Laghetho, Porto Alegre, RS. Acesse www.jornadacelpcyro.com.br e assegure a sua inscrição.

A psiquiatria como um todo abarca várias áreas do conhecimento humano, buscando aprimoramento constante nas formas de tratar e dar assistência adequada e humanizada aos diversos transtornos mentais que, no seu somatório, chegam a ter uma prevalência de cerca de 40% na população. Os desafios são inúmeros, visto que a complexidade das doenças mentais exige uma formação dos médicos e profissionais das áreas da saúde extremamente qualificada para darmos uma resposta satisfatória a essas demandas. O avanço científico gera aspectos contraditórios. Por um lado, ampliamos muito o conhecimento da neuroquímica; avançamos nos estudos de mapeamento cerebral; as pesquisas em genética progridem; os sistemas classificatórios dos Transtornos Mentais (DSM V) e CID 10 buscam uniformizar o entendimento dos diagnósticos. Por outro, ainda seguimos atrasados no aparelhamento adequado para uma resposta satisfatória à grande parcela da população brasileira, uma vez que o setor público não acompanhou a disponibilização desses recursos. Pelo contrário, entramos num retrocesso, com o sucateamento dos Hospitais Psiquiátricos e uma redução calamitosa de leitos psiquiátricos, gerando um número cada vez maior de doentes mentais abandonados e desassistidos, engrossando a população de rua e os presídios (cerca de 12% da população carcerária), com a rede ambulatorial inexistente e o número de CAPES ínfimo diante da enorme demanda. Muito temos que fazer para desmistificar o estigma da doença mental e esclarecermos a população e os gestores sobre mudanças nos modelos ideológicos e metodológicos vigentes.

Diante desse cenário, a XIII JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL &II SIMPÓSIO CCYM se propõem a incentivar o conhecimento científico em nossos dias, em suas variadas vertentes e a colaborar na sua divulgação.


Data: 05/05/2016 - 18:07
Fonte: CELPCYRO


Notícias

15/03/2017 -A maconha não é benigna: alerta da AAP aos pais e adolescentes
05/05/2016 -XIII JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL & II SIMPÓSIO CCYM
29/05/2015 -XII JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL
29/05/2015 -XII JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL
14/05/2014 -XI JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL- PSIQUIATRIA CONTEMPORÂNEA; AVANÇOS E DESAFIOS
11/11/2013 -Eleições na Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP)
Ver mais...
Rua Tobias da Silva, 99 cj. 501
Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS
(51) 3222-6525
replica watches sale rolex replica uk rolex replica sale